quarta-feira, 1 de setembro de 2010

☼ CONTEXTO HISTÓRICO


Antigo conglomerado agrícola e familiar, a Vila de Ponta Negra assistiu de camarote sua primeira grande transformação com a mudança no meio de subsistência. No início da década de 1960, plantações foram destruídas pelo Governo vigente e existem relatos atestando que moradores chegaram a adoecer, e mesmo a morrer, pelo desgosto de ver sua terra ameaçada e destruída.

Cortejo Cultural da Vila: Congos de Calçola
Foto: Joanisa Prates

Desde então, as principais atividades econômicas passaram a ser a pesca e o comércio.

Atualmente, Ponta Negra concentra os principais investimentos imobiliários e turísticos de Natal e, dentro desse contexto, a cultura e a essência da Vila estão caindo no esquecimento dos natalense e dos próprios moradores do bairro. A maioria dos turistas não entra em contato com esse rico manancial de tradições, manifestações da cultura popular e atividades artesanais, e as novas gerações estão perdendo o interesse em perpetuar essas tradições devido a constante desvalorização de sua identidade cultural.

Sendo assim, VOZES DA VILA, propõe contar, em doze episódios, o universo sociocultural da Vila de Ponta Negra, buscando resgatar os pormenores de sua trajetória desde seu surgimento até os dias de hoje.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

☼ Vozes da Vila © 2010 Fluxo Comunicação e Ideias | sob licença Creative Commons - BY NC SA [3.0 BR]